sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Motivos para ir ao dentista regularmente


Muitas pessoas já devem ter se perguntado: Mas porque temos que ir sempre ao dentista?

Às vezes até vemos com certa desconfiança quando, mesmo depois de não ter sido detectado nenhum problema e feito “apenas uma limpeza”, nosso dentista pede para retornarmos após 6 meses para uma consulta de rotina.

 Mas qual o motivo dessas consultas periódicas? Elas devem ser mesmo realizadas?

A resposta é SIM.




Se existe alguma dúvida quanto a essa afirmação, reflita sobre a seguinte questão:

Você já se perguntou por que é importante ir sempre àquelas visitas médicas rotineiras, como cardiologistas ou ginecologistas, no caso das mulheres?

Assim como essas últimas, a consulta ao dentista é importantíssima para a manutenção de sua saúde bucal e conseqüentemente de todo seu corpo.

Quem não quer ter um sorriso radiante, um hálito fresco?

Quem deseja sofrer com dores de dente, sendo que a prevenção é possível?

Lembre-se: é mais barato e menos desgastante prevenir problemas dentais do que tratá-los.

Vocês já devem ter ouvido falar em uma frase famosa que diz: “A saúde de nosso corpo começa pela boca”. Isto está absolutamente correto.

Abcesso Dental - Risco de Endocardite
Nossa boca é um ecossistema onde vivem milhões de microorganismos. Esses microorganismos, se não controlados, podem causar diversos problemas de saúde, que geralmente começam com uma infecção de gengiva ou dentária. A melhor maneira de controlar essa colonização de germes é com esta visita semestral programada.

Nessas consultas o seu dentista irá avaliar a situação bucal atual e compará-la com o registro da última visita. Também irá verificar as condições de restaurações (popularmente obturações) e próteses, se houverem, detectando a necessidade de trocas ou reparos, antes que o problema cause danos maiores às estruturas dentárias. A saúde de sua gengiva será renovada, com a limpeza profissional. Seus dentes ficarão mais protegidos contra cáries devido à aplicação de flúor. Lesões iniciais de cárie podem ser tratadas sem a necessidade de anestesia e, às vezes, sem uso do “motorzinho”.


Antes e depois da limpeza
O acúmulo de cálculo dentário (tártaro) é um processo constante e está associado ao cálcio existente na saliva. A escovação e uso do fio-dental ajudam a desacelerar este acúmulo, porém, somente com a ajuda profissional você conseguirá mantê-lo sobre controle. O dentista remove o cálculo dentário por meio de raspagens manuais ou com ultra-som e ainda determinará, devido à necessidade de cada paciente, o intervalo ideal para realizar o procedimento.

Podemos citar inúmeros vários outros motivos como a prevenção de câncer bucal, prevenção de mau-hálito, detecção de bruxismo entre outros. O importante mesmo é ressaltar que assim como várias outras consultas preventivas que fazemos na área médica, a consulta regular ao dentista é imprescindível para a manutenção de sua saúde corporal.

Lembre-se também da importância de passar esse conhecimento para os seus filhos, pois crescendo com a informação, o hábito vira parte da vida deles. Hoje em dia atendemos vários adolescentes, que acompanhamos desde criança, que nunca tiveram cárie e estão sempre retornando regularmente com o nosso programa de prevenção bucal assistido.

Para maiores informações, a Luz do Sorriso Odontologia Integrada terá o imenso prazer de atendê-lo (a). Basta entrar em contato com nossa secretaria no telefone (12) 3832-1542 e marcar um horário.

Um grande abraço e esperamos sua visita em breve.




2 comentários:

  1. Eu sou de Paraty-RJ e faço tratamento com o Dr. Francisco já tem muito tempo. Que pena que o senhor não está mais aqui. Pretendo voltar em breve para meu controle. Ligo no seu celular mesmo doutor ?

    ResponderExcluir
  2. Se você quiser pode ligar na secretaria mesmo - (12) 38321542 - mas quem mandou essa mensagem? Se tivermos seu telefone a gente entra em contato. Um grande abraço.

    ResponderExcluir