quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Bruxismo e Estresse


Nos dias atuais, um dos maiores males que afetam a população é o ESTRESSE.
Com a dinâmica da vida moderna junto com a exigência de sobreviver neste universo caótico que está ao nosso redor, surgem sintomas que afetam nossa saúde diretamente.
O problema é que mesmo nos períodos de repouso, nosso corpo não consegue relaxar dessas tensões induzidas durante as atividades diárias e, uma das conseqüências disto é o apertar ou ranger dos dentes durante o sono, doença conhecida como BRUXISMO.




O Bruxismo geralmente está associado aos seguintes sintomas:

- Desgaste excessivo dos dentes e próteses.
- Dores de cabeça
- Hipersensibilidade Dentária
- Perda Óssea e conseqüente mobilidade dental
- Problemas na articulação da mandíbula
- Inflamação na gengiva
- Tensões Musculares na região de cabeça e pescoço
- Torcicolos
- Outros sintomas relacionados

        

           

O Bruxismo tem cura?

                   Estudos atuais incluem o bruxismo como um dos sintomas da doença Estresse e, sendo um sintoma, ele deve ser tratado para se evitar os problemas gerados por ele. Uma parte do Tratamento envolve o uso de uma placa de acrílico rígida, adaptada aos dentes, por um período determinado de acordo com cada caso, juntamente com um ajuste de sua mordida feita pelo dentista e, em alguns casos, com uso de aparelho ortodôntico.


          Como saber se tenho Bruxismo?

                   O Bruxismo inicial, na maioria dos casos, é de difícil detecção, pois o sintoma mais proeminente, que é o ranger dos dentes, acontece durante o sono. Somente com o tempo os desgastes e micro trincas dentárias começam a aparecer e são irreversíveis. A ajuda de um profissional capacitado é a melhor maneira de diagnosticar e indicar um tratamento adequado para o seu caso.



          É importante realizar o tratamento?

                   SIM. É muito importante. Muitos dos problemas ao longo prazo causados pelo Bruxismo são irreversíveis. A perda óssea, desgaste dos dentes naturais e problemas gerados na articulação têmporo-mandibular (ATM), são alguns deles e somente o seu dentista poderá ajudá-lo a paralisar esses processos crônicos.


            A Luz do Sorriso Odontologia Integrada - Dentista em Ubatuba está capacitada para realizar seu diagnóstico e tratamento. Teremos o imenso prazer de recebê-lo(a).
Marque sua consulta com antecedência ligando para o nosso telefone: (12) 2103-8771. Para mais informações entre em contato no nosso e-mail: luzdosorriso@luzdosorriso.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário